GERALDINA PEREIRA FERNANDES (*23.Junho.1913; +23.Julho.2002)
Textos



As categorias hermenêuticas são a base da analise hermenêutica  do método hermenêutico.


Categorias hermenêuticas traduzem a Teoria do Conhecimento
em Guillermo Dilthey, fundada não em processos intelectuais mas a um só tempo em processos cognoscitivos afetivos volitivos: são tipos de relação para captar a vida e diferem das categorias formais aristotélicas e kantianas estabelecidas a priori, ou seja, fora do mundo histórico.


Para Dilthey, tanto Aristóteles quanto Kant abstrem as suas categorias das funções lógicas primárias, presentes no pensamento tácito; portanto no aristotelismo ou no kantismo estamos diante de categorias do pensamento discursivo.

Em Dilthey, todo pensamento nasce da percepção, havendo três tipos interconexos de pensamento: o tácito ou pensamento calado, estabelecedor de relações lógicas e não de juízos lógicos; o discursivo, cujo fim é descobrir o essencial e o necessário além da singularidade dos fatos; e o interpretativo, responsável pela apreensão e interpretação de sentido de novos dados da experiência adquirida da pessoa.)


Sem negar as categorias formais ou abstratas, as Ciências Experienciais (hoje chamadas de Humanas e Sociais) não as utilizam para conhecer, compreender, entender e esclarecer o mundo humano-sócio-histórico nem as consideram formas ou modos para transformação da experiência em conhecimento.


O estabelecimento das categorias hermenêuticas funda-se nos princípios do Pensamento Diltheyano de que, primeiro, o pensamento não pode ir além da vida e, segundo, a vida deve ser compreendida por si mesma: sendo a raiz da compreensão a raiz da vida, a transformação da experiência em conhecimento se dá mediante categorias hermenêuticas, nascidas da própria vida e não de alguma formalidade conceitual, estabelecida a priori.


Dilthey identifica e explicita algumas categorias hermenêuticas fundamentais, extensíveis e pelas quais componho o procedimento de cartografia hermenêutica para o desenrolar da crítica da razão histórica: desenvolvimento, significado, sentido, significação, estrutura, efetividade, identidade, valor, essencialidade, teleologia, temporalidade.


__________________________
OBRAS CONSULTADAS 


DILTHEY, Wilhelm Guillermo. Crítica de la razón histórica. Barcelona: Península. 1986

Dilthey, Wilhelm Guillermo. Origines et développement de l'herméneutique. In: _________ Le monde de l'espirit. Tome Premier. França: Aubier Editions Montaigne.1947

DILTHEY, Wilhem Guillermo. Introducción a las ciencias del espiritu. 2. ed. México: Fondo de Cultura Económica. 1949

DILTHEY, Wilhelm Guillermo. Psicologia y teoria del conocimiento. 2. ed. Espanhol. México: Fondo de Cultura Económica. 1951
Imaz, 
Eug
enio. Pensamiento de Dilthey. 1. Reimpressão. México: Fondo de Cultura Económica.  1979



Carlos Fernandes
Enviado por Carlos Fernandes em 28/03/2011
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários


Imagem de cabeçalho: Sergiu Bacioiu/flickr