GERALDINA PEREIRA FERNANDES (*23.Junho.1913; +23.Julho.2002)
Textos


SOBRE O AUTOR
 
Membro da Academia Internacional de Poetas e Escritores de Enfermagem e da União Brasileira dos Trovadores (seção Belo Horizonte – Minas Gerais); enfermeiro pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro; funcionário público federal no cargo de professor de Magistério Superior na Universidade Federal do Espírito Santo. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutor em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/Universidade Federal do Espírito Santo.
 
SOBRE O LIVRO
 
(Texto da contracapa)
 
"CORPOS MARCADOS compõe-se de sonetos, trovas, quadras e outros poemas, além de telas de arte produzidas pelo próprio autor.

Quando escrevo vou morrendo... A tela ou o papel são uma cova, demorada ou rapidamente aberta; o teclado, a caneta ou o lápis são espécies de enxadas, martelos, pregos, picaretas, dilacerantes e fatais; vou morrendo com os seus golpes e, não sei como, sou o meu próprio coveiro; cada letra, cada palavra, cada traço são a terra com a qual me exponho e me cubro. Quando termina um poema ou um desenho estou morto. Ressuscito, não sei de que modo, e tudo começa de novo.
 
Na maioria das composições desta obra, há pelo menos dois fundamentos individuais e, ao mesmo tempo, comuns a todas as pessoas: a morte, iniciada desde a concepção; a violência de homens e mulheres no solo do mundo inteiro e, particularmente, no solo brasiliano. Se, por um lado, a morte é um fato da vida, por outro, a violência, sem solução de continuidade nos últimos e mais de quinhentos anos, é violência histórica.
 
Nessa consciência histórica não há apologia da violência ou fixação na violência ou na morte. Ao contrário, é preciso cessar esses matadouros e frigoríficos de gentes, de corpos humanos, institucionalizados nas esferas coletiva e doméstica. Esta violência histórica é extensível e cotidiana contra todos os demais ecossistemas de que somos parte.
 
Particularmente com referência aos poemas de temática histórica, a obra pode ser utilizada como subsídio de professores tanto de literatura brasileira como de história do Brasil – a partir do ensino médio".
 
Ficha técnica
Título: CORPOS MARCADOS
Autor: Carlos Fernandes
Publicação: Scortecci Editora – São Paulo/SP
Ano de publicação: 2017
Páginas: 384
Formato: 16 x 23 cm
ISBN: 978-85-366-5001-2

VENDAS:
http://www.asabeca.com.br/home.php
 
Carlos Fernandes
Enviado por Carlos Fernandes em 03/02/2017
Alterado em 06/02/2017

Música: A Bela Adormecida - Pas d'action "Rose Adagio" - Tchaikovsky

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários


Imagem de cabeçalho: Sergiu Bacioiu/flickr