GERALDINA PEREIRA FERNANDES (*23.Junho.1913; +23.Julho.2002)
Dr. Carlos Fernandes
Membro da Associação Brasileira de Enfermagem Forense - ABEFORENSE
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos
Orkut é uma comunidade on-line criada para formação de rede social de pessoas com objetivos tanto de relacionamento afetivo quanto de contatos profissionais. Para isso, uma das estratégias da rede orkut é a criação de comunidades on-line ou participação dos interessados nas várias comunidades já existentes, integrando pessoas com interesses comuns.
Lançado em 2004, o Orkut integra hoje milhões de pessoas e comunidades em todo o mundo. Uma dessas comunidades, criada em 4 de Novembro de 2005 e, nesse momento, com 546 membros é a COMUNIDADE ENFERMAGEM E ESPIRITISMO, da qual faço parte e que se encontra categorizada em “Religiões e Crenças”, com o sítio de http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=6280638.
Na descrição da Comunidade está a informação de que a mesma se destina a integrar enfermeiros, estudantes de enfermagem estudiosos da doutrina espírita e quantos se interessem pelo assunto e que concebam a enfermagem além de uma bela profissão.
Os membros da Comunidade Enfermagem e Espiritismo realizam postagens permanentes de tópicos, abertos à discussão dos interessados; tais tópicos constituem o Fórum das discussões.
Em 06/11/2006, às 12:20, está registrada em nome de Carlos Roberto Fernandes, enfermeiro, mestre em enfermagem e espírita, a seguinte postagem sob o título de “ENFERMAGEM ESPÍRITA”: "O campo epistêmico ENFERMAGEM ESPÍRITA no qual reconheço os saberes e as práticas espíritas de enfermagem tanto quanto os saberes e as práticas de enfermagem à luz do Espiritismo precisará identificar-se com a obra de Allan Kardec, sobretudo em seus postulados básicos. Assim como fora do Livro dos Espíritos não existe Filosofia Espírita, conforme o próprio Kardec adverte, a Enfermagem Espírita não poderá utilizar-se do nome "espírita" para o continuísmo dos preceitos e preconceitos profissionais imanentes às profissões de saúde. Aliás, a Enfermagem Espírita terá por objetivo modificar o estado vigente dos conhecimentos e das práticas de saúde, não raro distantes da concepção de que somos todos espíritos eternos em evolução, cabendo-nos a obrigação de nos aperfeiçoar-nos com toda a humanidade a qual pertencemos."
           Em 09/11/2006 , às 17:41 e 17:48 e com o título deSUBSÍDIOS À CIÊNCIA ESPÍRITA DO CUIDADO” postei o seguinte tópico com o subtítuloNO CAMPO DA ENFERMAGEM ESPÍRITA”: "Tanto pela obra de Allan Kardec quanto pela obra de Chico Xavier sabemos que estamos mergulhados no fluido cósmico universal ou "força nervosa do Todo-Sábio" como peixes no oceano. Utilizamo-nos desse fluido cósmico para as co-criações maiores ou menores,segundo o nosso estágio evolutivo, respondendo sempre por aquele uso do "hausto divino".
Desse "hausto divino" serve-se o Espírito ou princípio inteligente para construção do próprio perispírito (corpo espiritual, corpo da ressurreição) que traduz a condição intelecto-moral daquele Espírito, encarnado ou desencarnado. E essa construção se dá porque o corpo mental do Espírito plasma o seu perispírito com os recursos de que dispõe, segundo aquela condição.
No evento da encarnação é o perispírito, sob direção do Espírito reencarnante, que forma o corpo físico aonde cada célula é o desdobramento daquele corpo espiritual: neste estão os centros vitais ou "fulcros energéticos" responsáveis pela "especialização extrema" de todas as células do corpo físico, segundo as diferenciações e adaptações porque passa o Espírito em sua trajetória de vida encarnada e desencarnada.
Isso significa que toda distonia ou disfunção no corpo físico origina-se no espírito que, pelo seu corpo mental, imprime-expressa no corpo espiritual a sua condição intelecto-moral perante o universo.
Toda abordagem do corpo, saudável ou enfermo,que desconheça ou desconsidere tais realidades será sempre limitada ao campo dos efeitos sem atingir as multicausas: uma injeção sedativa para controlar esse ou aquele distúrbio anestesia ou adormece o corpo físico sem, contudo, alterar os fatores perispirituais que construíram e desencadearam aqueles distúrbios originários no Espírito; é apenas um controle momentâneo perante o qual deverá se proceder ao processo educativo ou reeducativo do Espírito.
Preces, passes ou quaisquer outras intervenções ajudam, mas somente a transformação íntima que envolve a resolução dos débitos morais do Espírito com outros Espíritos e com a vida em geral será efetiva. Em suma, tais débitos são perante o mau uso dos recursos da "força nervosa do Todo Sábio".
 
            Independente dos conceitos e afirmações doutrinárias do autor, suas postagens propondo o campo da Enfermagem Espírita ou Ciência Espírita do Cuidado remete ao caráter inédito da proposta no Brasil e no Mundo, sobretudo diante da realização de Congressos Científicos Nacionais, particularmente nos campos epistêmicos denominados Medicina Espírita e Psicologia Espírita.
            No caso do Congresso Nacional de Medicina Espírita, em sua quinta edição, é realizado sob direção da Associação Médico Espírita do Brasil que também realiza o Encontro Internacional de Médicos Espíritas, em sua segunda edição.
            A Associação Médico Espírita do Brasil (AME), criada em 1995, congrega as Associações Médico Espíritas (AMEs) estaduais.
            A Associação Brasileira de Psicólogos Espíritas (ABRAPE) é associação civil, cultural, científica e beneficente que vincula os fundamentos do Espiritismo à Psicologia. Para isso realiza Seminários, Simpósios, Workshops, Cursos de Extensão Cultural e Palestras, sob responsabilidade de um grupo de docentes, membros da Associação.
            Além da AME e da ABRAPE existem: a Associação Brasileira de Pedagogia Espírita (ABPE), fundada em 28 de agosto de 2004, com o objetivo de congregar espíritas educadores e pedagogos; e a Cruzada dos Militares Espíritas, fundada em 10 de dezembro de 1994, com o objetivo de congregar militares e policiais militares que professam o Espiritismo.
            Na linha ideológica de congregar profissionais, profissões e Espiritismo, digno de nota é a criação do Núcleo Avançado de Saúde, Ciência e Espiritualidade (NASCE), em plena atividade pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.
            Lamentavelmente, a Enfermagem está mais ou menos à margem do processo de constituição de Associações, embora participe das iniciativas da Medicina, da Pedagogia e da Psicologia Espíritas, a elas se agregando sem contribuições autônomas de produção de conhecimento.
Além de não existirem Associações de Enfermagem Espírita no mundo, o próprio conceito de Enfermagem Espírita ou Ciência Espírita do Cuidado era, até o presente momento, inexistente, antes da minha postagem já referida na Comunidade Enfermagem e Espiritismo; portanto, trata-se da proposição de um campo epistêmico até então inexistente ou, se existente, não identificado nem sistematizado.
Epistemologicamente faço a identificação do campo epistêmico Ciência Espírita do Cuidado e estou sistematicamente envolvido na minha própria proposta de seu desenvolvimento, considerando desenvolvimento como diferenciação e aperfeiçoamento. O meu primeiro passo sistemático nesse sentido foi a criação da Comunidade Ciência Espírita do Cuidado, realizada em 18 de Fevereiro de 2007, às 11:51, identificada na rede orkut pelo sítio http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=28052660.
Os meus estudos e conhecimentos de Espiritismo, nos últimos trinta anos, tanto quanto minha graduação em Enfermagem completada no ano de 1993 pela hoje Universidade Federal do Triângulo Mineiro e minha titulação de mestre em Enfermagem conquistada em 2003 pela Universidade Federal de Minas Gerais, dão-me uma trajetória experiencial e epistêmica suficientemente sólida para a proposição da Ciência Espírita do Cuidado – uma subárea das CIÊNCIAS DA RELIGIÃO.
Carlos Fernandes
Enviado por Carlos Fernandes em 22/08/2008
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários