Para a compreensão de um parágrafo, composto de orações e períodos, o leitor ou a leitora precisa identificar as idéias acessórias, as idéias principais e as idéias centrais de cada parágrafo.
Acessórias são as idéias dispensáveis à compreensão dos enunciados; principais são as idéias indispensáveis à compreensão dos enunciados; centrais são a síntese das idéias principais.
Com as idéias centrais constrói-se o resumo informativo ou analítico.
Resumo informativo ou analítico é o tipo de resumo aonde se expõe todas as informações contidas num texto, dispensando a própria leitura do texto.
Resumo indicativo ou descritivo é o tipo de resumo aonde se faz a descrição da natureza, da forma e do propósito do texto escrito e cujos conteúdos não podem ser apresentados abreviadamente, o que significa a não dispensação da leitura do texto completo.
Pode-se distinguir, ainda, o chamado resumo pedagógico cujo caráter e propósito podem não ser o de um resumo científico qual o informativo ou analítico.
O resumo pedagógico, geralmente ensinado e mal aplicado, é uma condensação redutiva de um texto às idéias nele contidas e consideradas de maior importância: professores desavisados costumam entregar textos aos alunos e pedir aos mesmos para que extraem o que ACHAM importante. É um péssimo vício escolar, responsável pela quase geral incompetência para interpretação de textos: o professor mal formado e mal informado diz então ao aluno: grife ou circule no texto o que você ACHA importante.
ACHAR é o campo lamentável das doxas ou das opiniões leigas sobre isto ou aquilo: as escolas não foram constituídas para ensinar aos alunos o ACHISMO, também responsável pelas expressões de "concordo", "não concordo".
Carlos Fernandes
Enviado por Carlos Fernandes em 14/02/2009