GERALDINA PEREIRA FERNANDES (*23.Junho.1913; +23.Julho.2002)
Textos


A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou a proposta para o mundo da Enfermagem de estabelecer em 2010 o ANO INTERNACIONAL DA ENFERMEIRA.

A consecução da proposta da ONU foi aceita e a Enfermagem Mundial comemora em 2010 tanto o Ano Internacional da Enfermeira quanto o Centenário de Morte de Florence Nightingale; este é o motivo porque, no Brasil, todos os eventos patrocinados pela Associação Brasileira de Enfermagem, destacam tanto os saberes  de FLORENCE NIGHTINGALE quanto a sua práxis centrada no CUIDADO DE ENFERMAGEM.

A Dama do Cuidado nasceu em 12 de maio de 1820 e faleceu em 13 de agosto de 1910: o livro FUNDAMENTOS DO PROCESSO SAÚDE-DOENÇA-CUIDADO, publicado pela Editora Águia Dourada (
www.editoraaguiadourada.com.br) e escrito por Carlos Roberto Fernandes, é a contribuição deste autor para o Ano Internacional da Enfermeira uma vez que dá visibilidade sistemática aos saberes e aos fazeres da Enfermagem, centrados no Cuidado, destacando o trabalho de Miss Nightingale para criar e manter ambientes, espaços e contextos humanos favoráveis à vida saudável. Nesse sentido, a EDUCAÇÃO CENTRADA NO CUIDADO (muito além dos processos de saúde e de adoecimento) é a marca registrada do Sistema Filosófico Nursing.

Todas as nações do mundo estão empenhadas em dar consecução ao ANO INTERNACIONAL DA ENFERMEIRA, reafirmando as Responsabilidades Social e Sanitária da Enfermagem em modificar a situação sanitária dos indivíduos e das coletividades humanas, desprendendo-se e superando o pensamento e a prática de saúde centrados na doença para uma produção sociopolítica de saúde consequente à centralidade do CUIDADO para criar e manter vida saudável.

Carlos Fernandes
Enviado por Carlos Fernandes em 19/06/2010
Alterado em 21/06/2010
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários


Imagem de cabeçalho: Sergiu Bacioiu/flickr