GERALDINA PEREIRA FERNANDES (*23.Junho.1913; +23.Julho.2002)
Textos

A SEMANA METAPSÍQUICA DE SÃO PAULO E A  PRESENÇA DE CHICO XAVIER

De 28 a 31 de março de 1937 foi realizada em São Paulo a Semana Metapsíquica: o médium pedroleopoldense Francisco Cândido Xavier (1910 – 2002) foi o médium espírita especialmente convidado para o evento. Era então um jovem de 27 anos de idade, já conhecido pelos livros mediúnicos publicados até entao pela Federação Espírita Brasileira e pela Livraria Allan kardec Editora: Parnaso de Além Túmulo (autoria espiritual de vários poetas brasileiros e lusitanos), Cartas de uma morta (autoria espiritual de Maria João de Deus) e Palavras do Infinito (autoria espiritual de Humberto de Campos, com a participação de vários outros espíritos que respondiam perguntas a eles endereçadas por jornalistas em visita a Chico Xavier, em Pedro Leopoldo)

Predispondo-se à psicografia, em 29 e 31 de março e diante de uma assembleia de aproximadamente 600 pessoas, os espíritos João de Deus, Augusto dos Anjos e Emmanuel escreveram mensagens por Chico Xavier: o poeta João de Deus escreve os sonetos intitulados Com o Evangelho e Espiritismo; o poeta Augusto dos Anjos escreve o soneto intitulado Metapsíquica.  (XAVIER, 1966, ps. 37-8, 68-9)


Com relação à mensagem de Emmanuel, Chico Xavier a psicografou em inglês e com escrita invertida. A íntegra dessa psicografia, transcrita com ajuda de um espelho é esta:

“My Dear Brothers,
In the modern times is necessary the union from all elementes truth´s doctrine in the fraternity that is universe´s golden law.
My companions of S. Paul! – Let us love one another! Here is the premier instruction!
Let us learn! – here are the second!
In these words is the sublime lesson of Espirit from Truth!
In the world is not have greater message!  Emmanuel”


Traduzindo a mensagem de Emmanuel psicografada:
“Meus caros irmãos!
Nos tempos modernos é necessária a união de todos os elementos em torno da doutrina da Fraternidade, que é a lei áurea do Universo.
Meus companheiros de São Paulo: Amemo-nos uns aos outros! Eis a primeira instrução!
Aprendamos! Eis a segunda.
Nestas palavras concretiza-se a sublime lição do Espírito da Verdade!

No mundo não pode haver maior mensagem. Emmanuel”

Na tarde de 31 de março de 1937, o médium Xavier (hospedado na casa de João Batista Pereira) conheceu pessoalmente Cairbar de Souza Schutel (22 de setembro de 1868 – 30 de janeiro de 1938): foi o primeiro e único encontro pessoal e corpóreo entre os dois. (BARBOSA, 1975, p.123)

A Semana Metapsíquica foi um evento promovido pela Sociedade de Metapsíquica de São Paulo.

                                                                    *

Metapsíquica é o campo de pesquisas assim denominado pelo cientista Charles Robert Richet: famoso mundialmente foi o Instituto Metapsíquico Internacional de Paris, inaugurado em 1918.

A vastíssima literatura da Metapsíquica teve por fundamento a célebre obra de Richet intitulada Tratado de Metapsíquica, publicado em 1922.

Com alegação de que a Metapsíquica de Richet estava comprometida com o Espiritismo, a troca da nomenclatura para Parapsicologia foi oficializada no Congresso Internacional de Parapsicologia realizado em Utrecht (Holanda), em 1953: o vocábulo Parapsicologia parece ter sido utilizado em 1889 por Max Dessoir e sendo popularizado por Jules Bois; as investigações parapsicológicas iniciaram-se nas Universidades de Stanford e Harvard e em 1935 foi constituído o primeiro laboratório de Parapsicologia na Universidade de Duke e sob a direção de Joseph Banks Rhine; em 1953, no Congresso acima referido a Parapsicologia foi oficializada como ciência.

O estudioso francês Fernand Clerc inventou o vocábulo psicotrônica e na antiga Tchecoslováquia a nova palavra substituiu o termo parapsicologia.

Posteriormente, outros investigadores inventaram a Psicobiologia na suposta tentativa de superar tanto a Metapsíquica quanto a Parapsicologia.
                                                                   *
Entre outros amigos de Chico Xavier, foram fundadores da Sociedade Metapsíquica de São Paulo:

a) Silvino Canuto de Abreu nasceu em Taubaté – São Paulo a 19 de janeiro de 1892 e faleceu em 2 de maio de 1980. A dedicação do erudito Canuto de Abreu ao estudo e à pesquisa da Metapsíquica e da Parapsicologia expressou-se em sua biblioteca com mais de dez mil livros.

Em 1935 fundou a Sociedade Metapsíquica de São Paulo, juntamente com vários pesquisadores metapsiquistas,  entre os quais Américo Montagnini, João Baptista Pereira, Augusto Militão Pacheco, Carlos Gomes de Sousa Schalders, Romeu Campos Vergal.

Embora fosse uma iniciativa de pesquisadores espíritas, a Sociedade Metapsíquica de São Paulo não era uma sociedade espírita.

b) Carlos Gomes de Sousa Schalders, filho de Robert James Schalders e Clemente Rosa Gomes de Sousa, nasceu em João Pessoa – Paraíba a 3 de outubro de 1863 e faleceu em São Paulo em 9 de dezembro de 1963; sua primeira esposa foi Estefânia Ferreira Pinto Schalders Neto e com a qual teve um filho; sua segunda esposa foi Ermantina Schalders; sua terceira esposa foi Helena Gorhan.

c) Pedro Lameira de Andrade, filho de Boaventura Plácido Lameira de Andrade e Carolina Levereuth de Andrade, nasceu Rio de Janeiro em 16 de setembro de 1880 e faleceu em São Paulo no dia 1o. de março de 1938; casou-se com a pianista e professora Elvira Silveira e com a qual teve seis filhas.

Advogado, professor de português, grego e latim, Lameira de Andrade era entusiasta e operativo na formação de escolas primárias e ginasiais fundamentadas na Educação Espírita: embora com a efêmera duração de um ano, fundou o Liceu Espírita Brasileiro, chamando a atenção do movimento espírita para o caráter cultural do Espiritismo.

Escritor e conferencista espírita, Lameira de Andrade utilizou-se da palavra para consolar e esclarecer plateias sobre Doutrina Espírita; foi eleito, desde 1936, o orador oficial da Federação Espírita do Estado de São Paulo.
d) João Baptista Pereira, nascido na cidade capixaba de Cachoeiro de Itapemirim, advogado, presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Metapsíquica e colaborador da revista Metapsíquica.

No mês de março de 1936 foi um dos entusiastas para a realização da Semana Metapsíquica; a realização da Semana contou com lideranças espíritas dos estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo e Distrito Federal.
                                                                 *
A Sociedade Metapsíquica de São Paulo, cujo órgão difusor era a revista Metapsíquica, fundiu-se à Federação Espírita do Estado de São Paulo em 31 de março de 1939.

 
 _____________________________
REFERÊNCIAS
Chico Xavier- O Homem Amor – Coleção Profecia Nº 6 – Ediouro
XAVIER, Francisco Cândido. Lira Imortal. São Paulo: LAKE. 1966
XAVIER, Francisco Cândido; BARBOSA, Elias; ESPÍRITOS DIVERSOS. Claramente Vivos. Araras: IDE. 1979; p.116
BARBOSA, Elias. No Mundo de Chico Xavier. Araras: IDE. 1975
Carlos Fernandes
Enviado por Carlos Fernandes em 14/06/2012
Alterado em 19/02/2013


Comentários


Imagem de cabeçalho: Sergiu Bacioiu/flickr